Zona central, seleccione para saltar esta zona Imagem Auxiliar

Optar pelo Leasing na compra de Viaturas


1-O que é o Leasing?

Imagem Auxiliar

O leasing ou locação financeira, tal como é entendida em Portugal, consiste numa modalidade de financiamento através da qual o locador (empresa de leasing), de acordo com as instruções do seu cliente (locatário - entidade que usufrui dos bens objecto de um contrato de locação financeira), cede a disponibilização temporária de um bem, móvel ou imóvel, mediante o pagamento de uma quantia periódica (renda), por um prazo determinado e relativamente ao qual o locatário possui uma opção de compra no final do mesmo prazo, perante o pagamento de uma quantia pré-acordada, que se denomina valor residual.

 

Na prática, a empresa que optar por esta modalidade irá pagar uma renda pelos carros adquiridos, durante o período de tempo estipulado no respectivo contrato, composta essencialmente por amortização e custo de capital.

 

Mediante a lei, as locadoras podem financiar até 100% do valor do investimento, por um prazo compreendido entre os 18 meses e o legalmente definido para a sua vida útil fiscal. Os contratos de leasing para a aquisição de viaturas prolongam-se normalmente até um máximo de 60 ou 72 meses. O valor residual costuma situar-se entre 2% e 25% do valor do contrato.

 

Relativamente à periodicidade, é usual estabelecerem-se rendas mensais, embora as trimestrais, as semestrais e as anuais estejam igualmente previstas. A periodicidade das rendas nunca poderá ultrapassar os 12 meses de intervalo.

 

Mediante o contrato de leasing, as viaturas são propriedade da entidade financeira, estando registadas em nome desta, embora seja efectuado um segundo registo do locatário do bem junto da Conservatória do Registo de Automóveis.

 

Uma vez terminado o contrato, o leasing permite uma de duas opções: devolver a viatura à empresa de locação financeira ou exercer o direito de opção de compra, adquirindo a viatura mediante o pagamento do respectivo valor residual pré-estabelecido no acordo de locação financeira.

 

[Fonte: Portal da Empresa]
Imagem Auxiliar
Voltar ao início anterior Anterior Seguinte seguinte Imprimir Imprimir