Portal do Cidadão

menu

Internacionalizar

Exportar

As empresas portuguesas encontram na aicep Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) o apoio necessário para os seus processos de exportação e de internacionalização.
A cadeia de valor da AICEP disponibiliza uma extensa Rede Externa, uma equipa comercial e de atendimento, informação económica e regulamentar sobre mercados externos, potencia o contacto com clientes estrangeiros, dinamiza eventos de internacionalização e analisa e acompanha os projetos de empresas e associações ao Sistema de Incentivos do Portugal 2020 para a internacionalização.

Informação de mercado

A informação de mercado disponibilizada pela AICEP pretende servir de suporte à decisão das empresas nos seus negócios internacionais, apresentando a situação económica dos mercados relevantes para a internacionalização das empresas portuguesas, as relações bilaterais com Portugal e o enquadramento legislativo e regulamentar do comércio externo e do investimento estrangeiro nesses mercados.
Em termos de informação regulamentar, destaca-se a coletânea de leis e regulamentos de cada mercado com as normas a obedecer em processos de exportação e de investimento nos vários países.
Encontra-se também disponível informação setorial, onde, através de uma análise rigorosa de setores de atividade económica em mercados de elevado potencial, são identificadas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.
A AICEP disponibiliza ainda informação genérica sobre mercados, setores e testemunhos de empresas com experiência em processos de internacionalização nas publicações online de subscrição gratuita Revista Portugalglobal (mensal) e PortugalNews (diária).

Eventos de internacionalização

A AICEP desenvolve ações de capacitação onde se partilham informações práticas, estratégias e conselhos de abordagem a mercados externos com vista a preparar as empresas portuguesas para a internacionalização. São também realizadas sessões temáticas relacionadas com exportação, internacionalização, comércio e investimento internacional.
Eventos
 
A AICEP organiza eventos de promoção externa da imagem de Portugal, apresentando a mais representativa oferta nacional de produtos e serviços nos mercados externos, dos quais se destacam as missões empresariais e as feiras e exposições internacionais.
Programa INOV Contacto
 
A AICEP dinamiza ainda o Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - é um projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa, através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a networkcontacto. É uma iniciativa promovida, gerida e executada pela AICEP, e apoiada pela União Europeia/FSE/POISE inserida no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem (PNI – GJ)
Contacto com clientes estrangeiros
 
A AICEP organiza visitas de importadores, jornalistas e prescritores estrangeiros a Portugal, convidando empresas portuguesas a apresentarem a sua oferta de produtos e serviços.

Investir

Para investimentos em Portugal de valor igual ou superior a 25 M€, a AICEP apresenta-se como one-stop-shop, apoiando diretamente todas as fases de projetos de investimento em Portugal.
Numa primeira fase, a AICEP é responsável pela resposta a Requests For Information (RFI), esclarecendo investidores, e por serviços de consultoria de site-selection. A agência disponibiliza ainda, em diversos idiomas, informação extensiva sobre o enquadramento legal do investimento estrangeiro em Portugal, com destaque para a criação e instalação de empresas em Portugal, os regimes laboral e fiscal do país e acordos internacionais relevantes.
Incentivos ao investimento em Portugal
 
A AICEP é responsável pela negociação de incentivos ao investimento produtivo e investimento em I&D.
Redução de custos de contexto no investimento em Portugal
A AICEP atua ainda no apoio à redução de Custos de Contexto, detetando fatores prejudiciais ao investimento e promovendo as diligências adequadas junto de entidades públicas e/ou privadas.