Portal do Cidadão

menu

Investir

Nesta área pretendemos disponibilizar informação sobre os incentivos e outros instrumentos de financiamento destinados às empresas e empreendedores.
Existem atualmente um conjunto de programas de incentivo ao desenvolvimento de projetos de crescimento empresarial e à dinamização de novos projetos, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020, aos quais se podem associar várias soluções de financiamento.
Estes instrumentos de apoio visam, entre outros objetivos, a promoção do investimento empresarial, da inovação, do empreendedorismo e facilitar o acesso ao financiamento por parte das empresas.

Incentivos

O Portugal 2020 envolve quatro domínios temáticos: (1) competitividade e internacionalização, (2) inclusão social e emprego, (3) capital humano, (4) sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, com o objetivo de impulsionar o crescimento e a criação de emprego.
No domínio da competitividade e internacionalização e no que diz respeito aos sistemas de incentivos às empresas, existem as seguintes tipologias de investimento:
  • Inovação Empresarial e Empreendedorismo
  • Qualificação e Internacionalização das PME
  • Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
No âmbito destas tipologias, destacam-se alguns dos sistemas de incentivos de maior relevo à promoção do investimento empresarial:

Tipologia de Inovação Empresarial e Empreendedorismo

SI Inovação Produtiva
 
  • Tem por objetivo promover a inovação no tecido empresarial, através das tipologias Inovação Produtiva PME e Inovação Produtiva Não PME.
  • São enquadráveis os investimentos de natureza inovadora que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado nível de incorporação nacional.
  • Na tipologia Inovação Produtiva PME, são suscetíveis de apoio projetos, que visem a produção de novos bens e serviços ou de melhorias significativas da produção atual, assim como, melhoramentos nos processos de fabrico, logística e distribuição, bem como métodos organizacionais.
  • Na tipologia Inovação Produtiva Não PME, está previsto o apoio projetos associados à produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual e à adoção de novos ou significativamente melhorados processos ou métodos de fabrico.
Mais informação
SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo
 
  • Tem por objetivo visa promover o Empreendedorismo Qualificado e Criativo.
  • Destina-se a projetos de PME com menos de 2 anos em setores com fortes dinâmicas de crescimento;
  • Consideram-se enquadráveis os investimentos de natureza inovadora, relacionados com a criação de um novo estabelecimento, que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado nível de incorporação nacional.
  • São apoiadas atividades de elevado valor acrescentado, com efeitos indutores de alteração do perfil produtivo da economia.
Mais informação
Vale Incubação
 
  • Concede apoio a projetos simplificados de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas.
Mais informação

Tipologia de Qualificação e Internacionalização das PME

SI Inovação
 
  • Tem por objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional.
  • São enquadráveis investimentos imateriais de competitividade nos seguintes domínios: inovação organizacional e gestão, economia digital, criação de marcas e design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos, proteção da Propriedade Industrial, qualidade, transferência de conhecimento, distribuição e logística, eco-inovação, formação profissional, contratação de recursos
  • Não são apoiados investimentos de natureza produtiva.
Mais informação
Vale Indústria 4.0
 
  • Tem como objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da Indústria 4.0.
Mais informação

Tipologia de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

SI I&D Empresas
 
  • Tem por objetivo aumentar a intensidade de I&I nas empresas e sua valorização económica; aumentar os projetos e atividades em cooperação das empresas com as restantes entidades do sistema de I&I; desenvolver novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento; reforçar as ações de valorização económica dos projetos de I&D com sucesso e aumentar a participação nacional nos programas e iniciativas internacionais de I&I.
  • São enquadráveis atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas exigentes.
Mais informação
SI Propriedade Industrial
 
  • Apoia projetos que, na sequência de projetos de I&D apoiados, que têm por objetivo promover o registo de direitos de propriedade industrial sob a forma de registo de patentes, modelos de utilidade, desenhos ou modelos, pelas vias nacional, europeia e internacional.
Mais informação
Vale I&D
 
  • Tem como objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da Indústria 4.0.
Mais informação

Qual o meu sistema de incentivos?

Financiamento

As soluções de financiamento ao dispor das empresas e empreendedores são várias, assumindo particular relevância, os instrumentos de financiamento que envolvem a partilha pública de risco ou co-financiamento público, nomeadamente: Linhas de Crédito; Capital de Risco; Business Angels;
Linhas de Crédito bonificadas e garantidas
 
  • Fonte de Financiamento, que têm como objetivo melhorar as condições de financiamento e facilitar o acesso das PME ao crédito bancário através do recurso aos mecanismos de garantia do Sistema Nacional de Garantia Mútua.
Mais informação
Capital de Risco
 
  • Fonte de financiamento, através do recurso a capitais próprios, por um período temporário, proporcionando às empresas meios financeiros estáveis para o desenvolvimento das sua estratégias de crescimento.
  • Aplicável a projetos de arranque, expansão, modernização e inovação empresarial com dimensão estratégica.
Mais informação
Business Angels (BA)
 
  • Investidores informais em capital de risco para PME.
  • Entrada no capital das empresas, delimitada no tempo.
  • Enfoque em projetos empresariais inovadores ou com potencial de crescimento.
Mais informação
Garantia Mútua
 
  • Sistema mutualista de apoio às PME, que se materializa, na prestação de garantias para facilitar a obtenção de crédito, bem como, prestação de outro tipo de garantias necessárias ao desenvolvimento da atividade empresarial.
Mais informação